

No próximo sábado dia 13 de junho, a cidade de São Bernardo do Campo realiza numa única programação a IV CMDPI – Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de São Bernardo do Campo e a IV CMDPCD – Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Ambas fazem parte da 1ª CMCDH – Conferência Municipal Conjunta de Direitos Humanos.
A 1ª CMCDH será realizada em dois momentos: a parte comum e a parte específica.
A parte comum será primeiro com Credenciamento, Abertura Oficial, Palestra Magna e Regimento Interno será a do próximo sábado, das 8h às 12h, no Salão Nobre da Universidade Metodista de São Paulo, na Rua Alfeu Tavares, 149, em Rudge Ramos.
Poderão participar do processo da 1ª CMCDH todas as pessoas maiores de 16 (dezesseis) anos na qualidade de delegadas (os), com direito a voz e voto e/ou como observadoras (es) e convidadas (os), com direito a voz, sem direito a voto.
Serão consideradas Delegados todos os credenciados até às 11h do dia 13/06/15 quando da realização da parte comum das Conferências.
Na parte específica da IV CMDPI será feito um balanço das políticas públicas para pessoas idosas do município, a discussão dos eixos temáticos nos grupos de trabalho onde serão apresentadas as propostas de diretrizes de políticas para a pessoa idosa do município, do Estado e País. Também nessa parte se dará a plenária final que irá referendar as diretrizes propostas nos grupos de trabalho e elegerá os delegados e delegadas para a etapa estadual dessa Conferência.
Essa parte será na quarta-feira, dia 17 de junho de 2015, das 12h às 17h, no Centro de Referência do Idoso – CRI, Avenida Redenção, 271 – Jardim do mar.
A cidade de São Bernardo do Campo adotou um modelo próprio, diferente da orientação proposta pelo CNDI- Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que prevê que todas as quatro conferências específicas (idoso, criança, LGBT, portador de deficiência) sejam feitas primeiro, afim de tirar propostas para a Conferencia dos Direitos Humanos.
A Prefeitura de São Bernardo do Campo informou que o modelo não foi invertido, mas trabalhado em função da falta de uma convocatória específica.
“Não foi invertido. A Presidência da República através da Secretaria de Direitos Humanos e da Secretaria de Políticas para as Mulheres convocou até o momento as Conferências da Política para as Mulheres, da Política para as Pessoas Idosas e da Política para Pessoa com Deficiência. Estamos aguardando o chamamento para as outras Conferências”, comunicou a assessoria de imprensa.