Rota da Luz melhora segurança dos peregrinos que vão para Aparecida

Rota da Luz foi criada para evitar que romeiros caminhem na Rodovia Presidente Dutra, correndo risco de atropelamentos. Ela permite que viajante conheça cidades da região. Foto: Associação dos Amigos da Rota da Luz

A Rota da Luz, um dos roteiros religiosos mais procurados por fiéis de todo o país, vai ganhar melhorias na sua infraestrutura, no percurso que liga a cidade de Mogi das Cruzes a de Aparecida.

 O percurso, além da vivência da fé católica,  proporciona conhecer os costumes locais, uma vez que percorre nove municípios do Vale do Paraíba, estimulando a produção local, a gastronomia caipira e hospedagens da região. 

Segundo a Associação dos Amigos da Rota da Luz, até o final de 2022 mais 3 mil peregrinos ainda passarão pelo percurso autoguiado de 210 km.

O trajeto até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida já conta com quase 50 hospedagens e mais de 50 pontos de apoio ao longo das nove cidades que compõem a rota: Mogi das Cruzes, Guararema, Santa Branca, Paraibuna, Redenção da Serra, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira e Aparecida. 

O turismo religioso é um dos segmentos que mais cresce no Brasil. De acordo com pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), são realizadas cerca de 8,1 milhões de viagens movidas pela fé todos os anos no Brasil. Se considerados os deslocamentos para eventos religiosos, retiros espirituais, caravanas e romarias, este número sobe para 15 milhões de viagens, o que representa R$ 6 bi por ano apenas neste segmento, de acordo com o Ministério do Turismo.

A Rota da Luz foi adaptada em 2016 pelo Governo do Estado para que os peregrinos deixassem o acostamento da rodovia Presidente Dutra e se deslocassem até o Santuário de Aparecida por estradas secundárias, em um trajeto que inclui fazendas, cachoeiras e muita natureza. Com mais segurança, o novo trajeto favoreceu o turismo regional, uma vez que integra nove municípios, estimulando o consumo da culinária e de produtos locais.