Na quarta, 27 de novembro, das 18 às 20 horas, a artista Ana Teixeira e Andrea Soares apresentam no programa “Conversa na exposição” Qual é o seu tempo? O corpo-presente através da eutonia é o tema do encontro-experiência, no Centro Universitário Maria Antonia da USP, no Centro da capital em São Paulo.
O encontro é gratuito e não precisa de inscrição prévia.
O que é Eutonia
Segundo a Associação Brasileira de Eutonia, ela é uma prática corporal criada e desenvolvida por Gerda Alexander (1908 Wuppertal / Alemanha – 1994 Copenhagem / Dinamarca). A palavra eutonia significa tensão em equilíbrio; tônus harmonioso (do grego eu : bom, harmonioso e do latim tônus: tensão).
O trabalho consiste no uso da atenção às sensações promovendo a ampliação da percepção e da consciência corporal. Um processo em que o aluno acessa a sabedoria que é própria do corpo usando-a a seu favor.
O aluno entra em contato com o tempo do organismo, com os ritmos internos e com o diálogo entre este universo interno (sensações, percepções, emoções, pensamentos) e o externo (o corpo em relação ao espaço, aos objetos, aos outros seres, ao solo, ao ar, aos sons, às forças da Física que atuam sobre o corpo, etc). À medida que conhece o corpo aprende a economizar energia e equilibrar as tensões, reconhecendo suas necessidades de atividade, de descanso e incorporando hábitos saudáveis.
A Eutonia é um caminho preventivo indicado para pessoas de todas as idades já que melhora a qualidade de vida respeitando o ritmo pessoal de cada um. Músicos, dançarinos, atletas, atores, artistas e artesãos se beneficiam muito com a prática, além de crianças, adolescentes, idosos e pessoas com limitações físicas.
Rua Maria Antonia, 258/294 Vila Buarque – São Paulo, SP – Edifício Joaquim Nabuco