
No próximo domingo serão realizadas as Eleições 2020 para a escolha de Prefeitos e Vereadores, em todo o país, com novas regras para os eleitores, impostas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), devido à pandemia da Covid-19.
O TSE- Tribunal Superior Eleitoral exige que os eleitores usem máscara de proteção individual, mantenham o distanciamento social e levem a sua própria caneta para assinar a ata. Todas as pessoas deverão higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois de votar. Quem puder, deve levar o seu próprio frasco de álcool.
Todos os municípios estão destacando como horário preferencial para os idosos das 7h às 10h, bem como proibição de levar crianças pequenas para dentro do local de votação.
Por causa da pandemia, não haverá votação por biometria.
Outra novidade deste ano é que não obrigatória a apresentação do título de eleitor impresso. Os mesários aceitarão as informações digitais do E-título, o aplicativo desenvolvido pela Justiça Eleitoral, que pode ser baixado por qualquer pessoa.
O voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos e jovens entre 16 e 18 anos e pessoas com mais de 70 anos.
As certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar.
O eleitor com febre ou que teve covid-19 nos últimos 14 dias antes da votação não deve comparecer às urnas. A recomendação é do próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ausência deve ser justificada em até 60 dias, com apresentação de atestado médico ou teste positivo para a covid-19.
O segundo turno, somente para cidades com mais de 200 mil habitantes, está marcado para 29 de novembro.