
A Pré-conferência da Região Sul, que aconteceu de 18 a 20 de agosto de 2021, foi a terceira realizada pelo governo federal como preparatória para a 5ª CNDI-Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, agendada para o final de setembro, no formato virtual.
Também nessa etapa, como ocorreu com as da Região Norte e Região Nordeste, a Secretaria Nacional da Pessoa Idosa não conseguiu o consenso de todos os Estados. Participaram delegados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O Conselho Estadual do Paraná decidiu se retirou, por discordar da Resolução 56, de 19/5/2021, que definiu a nova modalidade da conferência nacional.
O procedimento seguiu o formato estabelecido para as cinco etapas que deverão estar concluídas até o dia 1º de setembro. Três dias antes os delegados receberam acesso a plataforma virtual contendo o Caderno de Propostas, o Regimento e as instruções de trabalho.
A comissão organizadora recebeu 48 propostas que depois do trabalho de aglutinação resultou em 32 propostas a serem encaminhadas para a conferência nacional.
Os temas dos Eixos corresponderam aos mesmos que haviam sido determinados quando a conferência nacional foi originalmente convocada em 20 de dezembro de 2018, para ser realizada em novembro de 2019, com o tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”.
