Pastoral da Pessoa Idosa de Alagoas faz Encontro de 16 a 21 de novembro

A coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI),Irmã Terezinha Tortelli. Foto: divulgação
A coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI),Irmã Terezinha Tortelli. Foto: divulgação
A coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI),Irmã Terezinha Tortelli. Foto: divulgação

O Encontro da Pastoral da Pessoa Idosa de Alagoas começa na próxima segunda-feira e até o dia 21 de novembro vai reunir representantes de três dioceses do Estado: Arquidiocese de Maceió, Diocese de Penedo e Diocese de Palmeira dos Índios.

A motivação da reunião é a capacitação dos facilitadores da PPI sobre o novo guia do Líder, que traz textos de apoio às ações da Pastoral.  O guia foi apresentado em assembleia realizada em maio com os coordenadores de cada unidade federativa do país.

A coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI),Irmã Terezinha Tortelli, estará visitando a capital alagoana para participar do Encontro Estadual. Ela é cidadã honorária de Maceió, desde 2011, quando recebeu o título honorário.

Enfermeira de formação, Irmã Terezinha Tortelli, é natural de Jacutinga, no Estado do Rio Grande do Sul, pertence à Congregação das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo – Província de Curitiba. Desde 18 de maio de 2010 assumiu a Coordenação Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa da CNBB- Conferência Nacional dos Bispos do Brasil com a missão de dar continuidade ao trabalho criado pela médica Zilda Arns – falecida tragicamente no terremoto do Haiti. Ela é formada pela PUC do Paraná, pós-graduada em Planejamento Familiar pela Universidade do Chile e em Gerontologia Social pela PUC do seu estado natal.

O coordenador da PPI em Alagoas e representante do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, Crismédio Costa Neto.
O coordenador da PPI em Alagoas e representante do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, Crismédio Costa Neto.

Para o coordenador da PPI em Alagoas e representante do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, Crismédio Costa Neto, o guia traz a missão do líder

O líder que é capacitado para atuar em diferentes situações e também nos objetivos da Pastoral tem nesse guia seu material necessário para colaborar na construção da rede de apoio, atuando nas comunidades ou nas cidades para que se organizem os serviços à pessoa idosa, explicou Cris médio Costa Neto.

O Novo Guia

SONY DSC
SONY DSC

O novo Guia do Líder da Pastoral da Pessoa Idosa traz alguns textos de apoio, entre eles a proposta de um grupo de cardiologistas que procurou a CNBB pedindo colaboração na divulgação de uma nova técnica para corrigir a Estenose Aórtica, que é um estreitamento da válvula aórtica, uma doença que afeta aproximadamente 3% da população com idade superior a 75 anos. A nova técnica consiste no implante de uma válvula, uma técnica mais simples do que a usada até então.

O novo Guia do Líder, além das orientações necessárias para quem faz o acompanhamento das pessoas idosas, como a necessidade de atividade física, de alimentação e nutrição, de saúde bucal, do controle das vacinas, das quedas e das síndromes geriátricas, que já constavam anterior, traz novas abordagens.

Matérias relacionadas:

Entrevista Irmã Terezinha Tortelli em abril 2012
PPI de SP fecha o ano atendendo 15 mil idosos
PPI de SP presente na Conferência Estadual do Idoso de SP
PPI de Santo Amaro, na Capital em SP, fez 4º Encontro Anual