coordenadoras do II Encontro Intersetorial de Atendimento ao Idoso, de Osasco. Foto: divulgação.
O Conselho Municipal do Idoso de Osasco, cidade na Grande São Paulo, promoveu na manhã do dia 19 de abril, no mês passado, no Espaço Cultural Grande Otelo, o seu II Encontro Intersetorial: Serviços de atendimento ao idoso – Saúde e Assistência Social.
O objetivo do evento foi estabelecer o fluxo para a notificação de violação de direitos do idoso na cidade, além de proporcionar momento de capacitação para profissionais que atendem o segmento populacional nos diversos serviços de assistência social e saúde.
A ação iniciada em dezembro de 2016 contou com a participação de 53 profissionais que atuam na rede pública e a presença de 6 conselheiros além do grupo gestor do CMI.
Durante o encontro a presidente do conselho, Ana Paula Loureiro apresentou o plano de trabalho do CMI, gestão 2017 a 2019, a primeira secretaria Mônica Tobia ministrou aula sobre o conceito e as tipologias da violência contra o idoso e a vice-presidente Ismária Carvalho expôs a Ficha para Notificação de Violação de Direitos dos Idosos.
A implantação deste documento para uso dos profissionais no momento que atendem um idoso vitima de violência vai padronizar as notificações que até o momento eram enviadas ao CMI de forma aleatória. As representantes do conselho ressaltaram que a compilação dos dados- fornecidos por meio do preenchimento da ficha- futuramente, servirá para produzir o diagnóstico da ocorrência destas situações no município que, por sua vez deverá subsidiar as discussões para a construção de um Plano Municipal do Idoso ainda inexistente no município de Osasco.
O Conselho Municipal do Idoso de Osasco está situado à Rua da Saúde, 180, Bela Vista/Osasco, horário de atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h