A multinacional Intuition Robotics montou uma equipe multidisciplinar formada por roboticistas, designers industriais, desenvolvedores de pilha completa, desenvolvedores do Android, gerontólogos e especialistas em aprendizado de máquinas, para desenvolver um Robô Cuidador de Idoso .
A ideia não é nova e já existem protótipos sendo testados no Japão e lugares específicos da Europa.
O ElliQ, o Active Aging Companion que eles estão atualmente desenvolvendo promete ser mais revolucionário.
ElliQ pretende ser um companheiro robótico com alta inteligência emocional. Ele foi projetado para manter as pessoas mais velhas ligados à tecnologia, ajudá-los a continuar a aprender à medida que envelhecem e principalmente aliviar a solidão dos mais velhos.
Não é possível imaginar o quanto terão êxito, mas ajudando a empresa a alcançar sua visão estão pensadores icônicos nos domínios do design industrial e do design centrado no usuário, incluindo o famoso designer Yves Béhar, ex-vice-presidente de Tecnologias Avançadas do Prof. Apple Don Norman, juntamente com o Intel SVP Amir Faintuch, especialistas acadêmicos nas áreas de Computação Cognitiva, HRI, Inteligência de Máquina e Robótica.
De acordo com a Fuseproject o ElliQ foi projetado para ficar bem em uma mesa, enquanto ele também apresenta animações sutis para trazê-lo à vida.
ElliQ fala em linguagem natural, confortável e destina-se a atender as necessidades específicas dos idosos. Ele usa um software chamado treinador que ouve o que o usuário quer alcançar, aprender sobre um tópico específico, ou apenas ficar conectado com amigos e familiares.
O robô pode pedir-lhe para ligar para um amigo ou parente, ler um livro ou assistir a uma conversa TED. Se o tempo estiver bom, pode sugerir uma caminhada.
O ElliQ está desde a última quinta-feira sendo exibido em Londres, no Design Museum, numa nova exposição chamada New Old (Novos Velhos).