O Fórum Permanente de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa da Região Centro e o GARMIC-Grupo de Articulação para Moradia de Idosos da Capital vão realizar no dia 30 de agosto de 2022 um miniseminário que vai debater o direito a moradia da pessoa idosa. A locação social como política pública para resolver grande parte da demanda existente na cidade de São Paulo, será um dos programas discutidos.
O encontro será no auditório da Associação Nipo-Brasileira Enkyo, na Rua Fagundes, 121 no bairro da Liberdade, na Região Centro.O GARMIC atua em São Paulo desde 1999, liderado por Olga Quiroga.
No programa de locação social o governo oferece subsídios para populações vulneráveis e de baixa renda no acesso à moradia. A pessoa moradora não compra o imóvel, apenas paga um aluguel compatível com os seus rendimentos. Os idosos que recebem até três salários-mínimos pagam como aluguel o equivalente entre 10% e 15% dos rendimentos de suas aposentadorias, além de uma taxa condominial também proporcional.
O que já existe na Capital à disposição das pessoas idosas? Quais as reivindicações entregues para a Prefeitura nos últimos anos? Qual a resposta das autoridades? Estas são algumas das pautas do encontro.
A participação é aberta e gratuita, mas as vagas são limitadas em função do espaço. As inscrições devem ser feitas até um dia antes, por e-mail ou por telefone.