José Lito Pereira Prates será suplente no Conselho do Idoso de 2016-2018

José Lito Pereira Prates suplente do GCMI na gestão 2016-20128 Foto: jornal3idade.com.br
José Lito Pereira Prates suplente do GCMI na gestão 2016-20128 Foto: jornal3idade.com.br
José Lito Pereira Prates suplente do GCMI na gestão 2016-20128 Foto: jornal3idade.com.br

José Lito Pereira Prates será conselheiro suplente do GCMI- Conselho Municipal do Idoso de São Paulo, para o período de 2016-2018.

Ele tem 63 anos, é filho de baianos, criado no Espírito Santo, que chegou em São Paulo em 1973. Tem um filho e um neto e é divorciado.

Ele é novato na área do idoso e participa do Conselho Gestor de Saúde do Itaim Paulista.

Jornal da 3ª Idade– O senhor já foi conselheiro alguma vez?

José Lito Pereira Prates– Não, é a primeira vez que vou participar desse Conselho.

Jornal da 3ª Idade– O senhor foi eleito por qual parte da cidade de São Paulo?

José Lito Pereira Prates– Pelo Itaim Paulista, na Zona Leste.

Jornal da 3ª Idade– O senhor tem algum trabalho com idosos lá?

José Lito Pereira Prates–  com idosos especialmente não. Eu sou do Conselho Gestor de Saúde local e a gente acompanha as muitas necessidades que os idosos tem no bairro e na Zona Leste como um todo. Então veio a vontade de poder também trabalhar por esse segmento da população. A vontade é ajudar.

Jornal da 3ª Idade– Quais as áreas que o senhor pretende atuar mais, no trabalho com os idosos?

José Lito Pereira Prates– Na área de transporte, mas com uma preocupação maior junto ao Bom Prato. Nos restaurantes do Bom Prato não existe prioridade para os idosos e eu mesmo já presenciei quedas nas escadas, pois eles colocam dois andares, mas os jovens não querem ir para o andar de cima e os idosos não tem preferência. Eu mesmo já sofri problemas. E acredito que o Conselho tem que atuar próximo da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Jornal da 3ª Idade– O Bom Prato é da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, não é de competência da Prefeitura. Como o senhor acha que o GCMI pode atuar nessa questão?

José Lito Pereira Prates– Tem conselheiro que é usuário então tem que se preocupar. Vamos ter que conversar a respeito.

Jornal da 3ª Idade– E na questão dos equipamentos. O que mais faz falta para os idosos que moram nesse pedaço da Capital?

José Lito Pereira Prates– Não é que falta muita coisa. Precisamos adequar o que tem. Por exemplo, o Bom Prato do Itaim Paulista só tem 2 banheiros, um para homem outro para mulher. Isso precisa ser ampliado.

As fotos dessa matéria podem ser utilizadas por pessoas, com crédito para o Jornal da 3a Idade. Empresas e Prefeitura não podem utilizar sem autorização.