Organizado pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (BUNKYO), a nova edição do Bunka Matsuri – Festa da Cultura Japonesa – acontece de 20 a 28 de maio no Pavilhão Japonês e na Liberdade, em São Paulo. O evento, já bastante tradicional na cidade, promoverá diferentes atrações da cultura Nikkei praticada no Brasil com o apoio de voluntários e artistas brasileiros descendentes de imigrantes japoneses.
Para Carlos Kendi Fukuhara, presidente do Bunka Matsuri, a criatividade e a contribuição dos voluntários são o maior investimento que a festa pode oferecer. “Nesta festa, nada é importado. Todas as atrações são oferecidas de forma gratuita e produzidas pela comunidade Nipo-Brasileira. A ideia é preservar e valorizar a cultura japonesa praticada aqui no Brasil, pelos filhos e netos dos primeiros imigrantes”, explica.
Neste ano, o evento ocorrerá em dois locais. A programação se inicia no sábado, 20, no Pavilhão Japonês do Parque do Ibirapuera com uma série de oficinas culturais e se estende por toda a semana. Serão oferecidas oficinas de Bonsai, Ikebanas e Oshibana e aulas de Taissô, um tipo de ginástica oriental que estará disponível também para os frequentadores do parque e público em geral, além da tradicional Cerimônia do Chá.
A partir do dia 27 de maio, o evento se muda para a Liberdade, berço da cultura Japonesa em São Paulo. Na sede do Bunkyo ocorrerão diversas atividades para a família toda, reunindo desde eventos relacionados à tradição japonesa, como música e dança folclórica e horóscopo oriental até atrações mais atuais, como o mangá, origami e um desfile moderno de Kimono, além de uma maravilhosa exposição de Ikebana. O espaço também dispõe de local para compras e uma saborosa praça de alimentação.
O visitante terá ainda a oportunidade de conhecer os três andares do Museu da Imigração Japonesa e o Espaço Cultural Bunkyo que abrigará as oficinas culturais. No setor, além das diferentes oficinas, também acontecerá o Campeonato de Hashi.