
Toda quinta-feira pela manhã, desde dezembro do ano passado, um grupo de senhoras se encontra numa sala do CRAS Mutinga, na periferia da cidade de Barueri, na Grande São Paulo, para fazer diferentes atividades que até bem pouco tempo nem imaginavam que teriam tempo e muito menos direito de fazer.
Vizinhas de rua ou de bairro a maioria não se conhecia. Uma ou outra diz que já tinham se visto, mas nada tinha acontecido antes que justificasse o começo da convivência curiosa, divertida e instigante que estão conquistando nesse trabalho que é oferecido pela cidade.
As histórias de vida são parecidas: todas começaram a trabalhar muito cedo, décadas e décadas atrás, tiveram filhos cedo, têm muitos netos e vários bisnetos. Quase todas continuam a trabalhar muito dentro de casa, continuam com muitas responsabilidades como cuidar de netos ou bisnetos, sem contar que algumas ainda trabalham fora de casa, mesmo com a idade avançada.
O grupo ainda é pequeno, são somente 18 frequentadoras assíduas, que podem ganhar mais colegas de turma se a Prefeitura de Barueri colocar mais profissionais para acompanhar. Desde que começaram, elas têm a supervisão da psicóloga Márcia Limeira Dourado que faz parte de uma equipe enxuta, com mais uma assistente social, que faz o trabalho de atendimento domiciliar e cinco funcionários de apoio para atender durante todo o dia pessoas de todas as idades.

O CRAS Mutinga, como ocorre em todos os Centros de Referência da Assistência social tem como objetivo principal desenvolver um trabalho voltado para as famílias, envolvendo todos os seus membros. Como o trabalho é público é aberto para todas as pessoas da sua região, mas o esforço principal está voltado para as famílias mais carentes que dependem dos programas governamentais de transferência de renda, dos governos.
Pelo retorno que as senhoras garantem que as famílias têm, essa equipe precisa ser reforçada, em profissionais e materiais de trabalho. O espaço do CRAS Mutinga é grande, ocupando um sobrado de três andares, que embora muito íngreme e cheio de escadas- o que dificulta para as mais idosas- pode proporcionar várias novas atividades. Fica na Rua Aurora, numa das partes mais distantes da periferia da cidade de Barueri. E a julgar pela quantidade de lixo nas ruas ao redor, certamente uma das partes da cidade que precisa de muito mais atenção.
Muito denso e com uma ocupação desordenada, o Jardim Mutinga tem poucos equipamentos que ofereçam atividades para os idosos: tem uma ACM- Associação Cristã de Moços-que atende crianças e um Ginásio de Esportes.
O Parque da Maturidade, que é uma referência na cidade, no atendimento para a terceira idade, é muito longe para a população dessa parte do município. As vagas lá estão esgotadas para as oficinas e o terreno muito inclinado é um desestímulo para o passeio de um dia, da maioria dessas senhoras.
Manhã de quinta
O Jornal da 3ª Idade acompanhou a reunião da manhã de ontem (8/10/2015), quando o assunto principal foi a primeira viagem do grupo, patrocinada pela Prefeitura, que está marcada para o Aquário de São Paulo, no próximo dia 16 de outubro. Esse será também uma primeira experiência de atividade externa intergeracional, já que vários netos estarão acompanhando as idosas. Os netos fazem parte das atividades para crianças e adolescentes do próprio CRAS Mutinga.
Passeios mais perto elas já fizeram, inclusive a ida a Biblioteca Maria Salomé, na própria cidade, como atividade da Semana do Idoso. Lá, numa roda de conversa, receberam orientação sobre o Estatuto do Idoso, que elas gostariam de ganhar para começar a ler.
Eu gosto de participar. Não sei dizer assim o que melhorou na minha vida, mas ficou melhor, antes a gente nem pensava que ia participar dessas coisas, conta Raimunda, de 85 anos, a mais idosa da turma. Ela teve 10 filhos, mas só 4 estão vivos. Não sabe quantos netos e bisnetos tem. São muitos, já perdi a conta. Somente a minha mais velha, com quase 70 anos teve 11 filhos e dela são mais de 10 netos, conta a cearense que está há muitos anos em Barueri.
Eu comecei a trabalhar menina. Vim para São Paulo nos anos 60 e aqui também sempre trabalhei demais. Como não conseguia pagar aluguel vim para Barueri comprar um terreno e aqui construí dois cômodos que até hoje me garantem. Continuo a trabalhar em casa, cuidando dos bisnetos, mas aqui é bom. Faço tudo, só não consigo deitar no colchonete e abaixar muito, conta Josefa de 75 anos, pernambucana com 6 filhos e mais de 10 netos e 2 bisnetos.
Ana, de 62 anos, veio do Paraná. Teve 5 filhos, mas um faleceu. Tem 6 netos e 2 bisnetas.
Aparecida, 68 anos, de São Paulo, tem 3 filhos, 7 netos.
Cícera, de 65 anos, chegou de Pernambuco em 1970, tem 1 filho, 2 netos, 1 bisneta.
Lourdes, de 72 anos, de Atibaia, tem 4 filhos, 5 netos.
Albertina, de 63 anos, é mineira, tem 6 filhos e 11 netos.
Maria Caciana, de 61 anos, veio de Alagoas, tem 4 filhos, 4 netos e uma bisneta.
Maria de Salete, de 61 anos, veio de Crateús, PE, está há 20 anos em Barueri. Tem 4 filhos, 10 netos e 2 bisnetas.
Júlia, de 80 anos, também pernambucana, tem 5 filhos, 12 netos, 4 bisnetos.
Zaira, de 77 anos, que levou de presente na reunião coxinhas para o lanche, tem 9 filhos, 18 netos e 15 bisnetos.
Judite, de 72 anos, de Salvador, tem 2 filhos e 1 neto. Está há 40 anos no bairro.
Maria das Graças, 65 anos, tem 5 filhos, 12 netos e 1 bisneto.
Benta, de 73 anos, tem 6 filhos, 18 netos e 4 bisnetos.
A nossa manhã foi acompanhada pela psicóloga Márcia, de 42 anos, que é profissional há 20 anos e tem uma grande bagagem com atendimento a demenciados. Atenta, carinhosa, mas firme com o grupo é ela quem se desdobra na orientação das atividades de artesanato, faz a aula de ginástica, ajuda a Valéria copeira a servir o lanche e cuida da agenda dos passeios.
Elas não fazem baile. Ainda bem, diz duas senhoras evangélicas do grupo.
Não tem homens participando. O CRAS Mutinga garante que tem intenção de criar um grupo com atividades mais masculinas para atraí-los, mas- mais uma vez – a falta de estrutura está impedindo. Algumas festas já foram feitas e a preferida de todos é a Junina. A confraternização do final do ano já está sendo esperada.
Um trabalho feito com empenho pela equipe, que está tornando a vida das idosas mais alegre e com muito mais cidadania.
CRAS Jardim Mutinga: Rua Nova Aurora, 549 – Fone: 4193.8409