Coreografia de Jaguariúna é a Campeã Estadual do JOMI 2022 realizado em Pindamonhangaba

Coreografia da cidade de Jaguariúna vence na final do JOMI 2022 é a campeã estadual na modalidade. Foto: jornal3idade.com.br
Coreografia da cidade de Jaguariúna vence na final do JOMI 2022 é a campeã estadual na modalidade. Foto: jornal3idade.com.br

A cidade de Jaguariúna, cidade a 100 km da capital, venceu a disputa na Coreografia, na final dos Jogos da Melhor Idade 2022 de SP,  e pela primeira vez conquistou o título de campeã estadual.

A equipe com 11 pessoas (Edileuza, Eliane, Isaura, Laudiceia, Leda, Maria Alice, Maria de Fátima, Marly, Moacir, Sueli e Zoraide) recebeu a única nota 10 dos jurados, entre os quesitos de classificação na final. Na 2ª etapa do JOMI 2022, em Casa Branca, em abril passado, o mesmo time foi medalhada de prata, no segundo lugar.

O tema da apresentação foi “Liberdade executiva”, inspirado no filme “Ela Dança, Eu Danço”(direção Anne Fletcher, de 2006), escolha do professor de dança Michael Santos. Ele, que é o coreografo da equipe, tem uma história de vida próxima desse universo, é B-boy premiado no Breakdance.

A coreografia tinha sido escolhida para ser apresentada no JOMI de 2020, que acabou não acontecendo devido a pandemia da COVID-19. Na montagem original, cada um carregava uma pasta, que durante a apresentação era colocada de lado e fazia parte da apresentação, na 2ª etapa regional dos Jogos, em Casa Branca. Como o regulamento estadual a partir de 2022 não permite mais cenários, o adereço foi considerado como tal, penalizado com perda de pontos, o que os deixou em segundo lugar.

As vitórias nos últimos campeonatos “deram moral” para participar de outros certames. Eles estarão no JOCAVI- Jogos Campeões da Vida, de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo,  marcados para o período entre 8 e 19 de agosto de 2022.

Programa Viva Melhor de Jaguariúna

Prof.º João Lúcio coordenador do Projeto Viva Melhor da Secretaria de Esportes de Jaguariúna SP. Foto: jornal3idade.com.br

A coreografia é uma das modalidades praticadas pelo Programa Viva Melhor de Jaguariúna, da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, coordenado pelo Prof.º João Lúcio, que também é o conselheiro governamental da pasta no Conselho Municipal do Idoso. A sede é no Espaço Modal, no Parque Serra Dourada.

As inscrições são oferecidas para todas as pessoas idosas da cidade, que podem se cadastrar para as modalidades esportivas e no mesmo formulário optar para o outro programa voltado para adultos, em geral, como hidroginástica, Pilates e outros.

O Viva Melhor trabalha às 14 categorias esportivas dos jogos estaduais: Atletismo; Bocha; Buraco; Coreografia; Damas; Dança de Salão; Dominó; Malha; Natação; Tênis; Tênis de Mesa; Truco;  Voleibol Adaptado e Xadrez. A verba para manutenção desse programa sai do orçamento da Secretaria Municipal de Esportes.

Na final do JOMI 2022 a cidade de Jaguariúna disputou em 5 categorias (Coreografia, Dominó, Tênis de Mesa Masculino, Atletismo e Natação) e na classificação geral ficou em 39º lugar, entre os 158 municípios participantes.

A vitória estadual na Coreografia é a coroação de um trabalho que está sendo construído há 5 anos, segundo o coordenador João Lúcio.

A delegação com 26 pessoas ficou hospedada em hotel, financiada pelo Conselho Municipal do Idoso. As roupas da Coreografia foram confeccionadas pelas costureiras do Fundo Social de Solidariedade da cidade (os idosos compraram o tecido) e a Secretaria de Esportes bancou o transporte, através de uma Van que ficou à disposição da delegação, durante todos os dias da final do JOMI.

Até 2016, nossa mentalidade na Secretaria era participar para que os idosos pudessem vivenciar a experiência dos jogos, não tinha a intenção do protagonismo. A partir de 2017 começamos a pensar que a disputa iria trabalhar a autoestima dos idosos e passamos a buscar resultados. Tínhamos um estagiário na Secretaria, dançarino de Hip Hope e o chamei para treinar a Coreografia. O Michel na primeira participação nos colocou em 5º lugar e agora fez a coreografia campeã. Itatiba sempre era a nossa referência de Região, porque todos os anos se destaca nos Jogos. Este ano eles venceram na etapa regional e ficamos em segundo. Agora na final, se inverteu, ficamos em primeiro e eles em segundo. Isso é muito gratificante porque mostra mais uma força importante na região, explicou o Prof.º João Lúcio, um apaixonado pelos torneios com a terceira idade.

Coreografias campeãs nas etapas do JOMI 2022

Reportagens da Final do JOMI 2022

Calendário de todas as etapas