
Entrevista com a sanitarista Tamires Oliveira, presidente do CEDEPI-RN, Conselho Estadual da Pessoa Idosa do Rio Grande do Norte, para a série Conselhos e Fóruns Estaduais na Covid-19
O Rio Grande do Norte tem hoje (4/8) mais de 52 mil pessoas infectadas com quase 2 mil mortes, sendo a maioria de pessoas com mais de 60 anos.
Para saber como o CEDEPI-RN, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Rio Grande do Norte está trabalhando durante a pandemia, o Jornal da 3ª Idade entrevistou a sua presidente, a sanitarista Tamires Carneiro de Oliveira Mendes. Pós-Doutora em Saúde Coletiva ela também é membro do Conselho Deliberativo do Instituto do Envelhecer da UFRN e representa a sociedade civil pela ILPI Juvino Barreto.
Jornal da 3ª Idade – Como o CEDEPI-RN está atuando neste período de pandemia da Covid-19?
Tamires Oliveira, presidente do CEDEPI-RN, Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Rio Grande do Norte – Estamos mantendo as reuniões ordinárias, fazendo nossas reuniões por vídeo-conferência. Criamos uma comissão especial para cuidar das questões da Covid-19, onde discutimos as questões específicas da pandemia em relação aos idosos. O Conselho integra um grupo intersecretarial estadual, onde também participam universidades, o Ministério Público e demais setores externos sobre as ações da Covid-19 no Rio Grande do Norte. Também temos um trabalho dirigido às ILPI que já era uma preocupação anterior. Antes do decreto que oficializou a pandemia em nosso Estado, em fevereiro, fizemos uma reunião com todos os conselheiros para falar da Covid-19 que na ocasião era uma realidade oficial somente em São Paulo. Muitas pessoas já estavam com receio. Quando os casos começaram a se espalhar pelo Brasil suspendemos as reuniões, porque também ainda não estávamos dominando o formato das mídias sociais. Desde abril temos feito, sempre com quorum, até surpreendendo as nossas expectativas, com os idosos participando.
Jornal da 3ª Idade – Vocês tem o Fundo do Idoso criado? Conseguiram sacar algum recurso dele para ajudar os idosos na pandemia?
