O Conselho Municipal do Idoso da Praia Grande, no Litoral Sul de São Paulo, está fazendo um trabalho que precisa ser copiado pelos demais CMI de todo o Brasil.
Num trabalho conjunto do CMI, da Casa dos Conselhos e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho todas as casas de repouso e instituições afins estão sendo incluídas num cadastro digital.
O programa consiste em disponibilizar toda a documentação, tanto da casa quanto dos idosos residentes, facilitando o acesso aos dados necessários. Esse recurso é muito importante, pois, a partir dele a Promotoria, a Vigilância Sanitária e o CMI poderão se comunicar mais facilmente, obtendo todas as informações necessárias de imediato, apenas acessando o sistema sem ter que esperar a casa nos dar retorno, explica o presidente do Conselho Municipal do Idoso da Praia Grande, Oscar Zurcherto.
ILPIS na Praia Grande
Atualmente na cidade existem 17 casas do tipo ILPIs e 10 delas já estão cadastradas no programa de digitalização. O atendimento está sendo feito pela Casa dos Conselhos, que é um espaço criado especialmente para oferecer suporte administrativo e físico aos conselhos municipais. A Casa está instalada dentro do Vivência Tupi, onde também funcionam a Subsecretaria de Assuntos da Juventude, o Programa SuperEscola e o Programa Conviver. O local tem o objetivo de integrar diversos públicos e promover a cidadania entre os moradores de diferentes faixas etárias.
A Casa dos Conselhos fica na Rua Xavantes, n° 51, Bairro Tupi, e funciona de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h30.