

A Comissão do Idoso, da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Santo André, vai realizar no próximo dia 9 de abril de 2015, às 13h30, no auditório da Casa da Advocacia de Santo André a “Aula inaugural do Programa Cuidador e Dinâmica de Convivência”.
Para explicar a importância dessa iniciativa, o Jornal da 3ª Idade conversou com a advogada e mediadora Antonieta Rosa Nogueira Ferreira, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB – Santo André e diretora do Espaço Vênus Para Mediação e Arbitragem.
Jornal da 3ª Idade – Por que a OAB Santo André organizou esse trabalho?
Dra. Antonieta Rosa Nogueira Ferreira– Este trabalho é fruto de reiterados Fóruns realizados com a comunidade e de estudos realizados a partir dos atendimentos na Comissão do Idoso da OAB Santo André. Com o aumento da expectativa de vida, promovido pelo avanço da ciência, cresce aceleradamente o número de pessoas idosas dependente de cuidados e via de consequência, também as dificuldades dos familiares em conciliar suas responsabilidades pessoais e a prestação de assistência satisfatória. A dimensão destes desafios demonstra a importância da atuação da sociedade civil organizada, na busca de ações imediatas que visem proteger a pessoa idosa prevenindo a fragilidade dos vínculos familiares. Ansiando protagonizar ações salutares para o atendimento a esta demanda, propomos o treinamento de Cuidadores e de agentes pacificadores, baseado em técnicas e dinâmicas de convivência.
Jornal da 3ª Idade – Quem estará desenvolvendo o programa?
Dra. Antonieta Rosa Nogueira Ferreira– O Programa é desenvolvido partindo da ação social do Espaço Vênus através de parcerias com o Centro Universitário, Empresas AMIGA DO IDOSO, com apoio da OAB Santo André, em uma dinâmica desenvolvida por profissionais reconhecidos pela atuação na área da saúde, gerontologia, mediadores e profissionais do direito parceiros, visa o alívio, o suporte e o conforto físico, emocional, psicológico aos idosos e seus familiares, prima pela qualidade de vida e das relações e pela convivência pacificadora , desenvolve vários saberes e promove a integração cultural das mais diversas tradições atendendo as diversidades das relações primando pela otimização das relações intergeracionais.
Jornal da 3ª Idade – Quem está sendo convidado para participar?
Dra. Antonieta Rosa Nogueira Ferreira– O público em geral e jovens encaminhados pelas escolas locais, com o propósito de integração entre gerações.
Jornal da 3ª Idade – Como vem atuando a Comissão do Idoso de Santo André?
Dra. Antonieta Rosa Nogueira Ferreira– Com o propósito de resgatar e preservar vínculos afetivos, de suma importância, sobretudo ao idoso em situação de vulnerabilidade, o programa propõe aos advogados e cartórios (empresa amiga do idoso), em se verificando a presença de litígio, antes da propositura da ação judicial, servir-se da ferramenta do diálogo, oferecida pela Comissão do Idoso da OAB, vislumbrando a possibilidade de transformação do litígio em pedido de homologação do acordo.Esta experiência tem nos trazidos resultados satisfatórios, razão pela qual nos motivamos em incrementar o atendimento com a dinâmica de otimizar as relações intergeracionais. Nossa proposta inclui o cadastramento de famílias e de prestadores de serviços ( ILPIs e autônomos).
Evento: AULA INAUGURAL DE CUIDADOR E DINÂMICA DE CONVIVÊNCIA
Dia e horário: 9 de abril de 2015 (quinta-feira) às 13h30
Local: Auditório da Casa da Advocacia de Santo André, Avenida Portugal nº 233, Centro de Santo André.