Candidatos ao Governo de São Paulo falam quais são seus projetos para os idosos

O Jornal da 3ª Idade elaborou, com a colaboração de pessoas de destaque no movimento de idosos, um questionário, destacando vários temas, para ser respondido pelos candidatos que postulam o cargo de Governador do Estado de São Paulo.

Todos os candidatos, independente de partido político ou de colocação nas pesquisas de intenção de voto, estão recebendo as perguntas e a solicitação de entrevista.

O objetivo é saber o que pensa essas pessoas sobre o segmento que mais cresce nas estatísticas demográficas e cujas necessidades vão mudar em poucos anos o perfil de serviços e necessidades de atendimento público para todo o Estado.

Mesmo os que não forem eleitos continuarão da vida pública e por isso é importante que as pessoas saibam como eles pretendem influenciar na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos mais velhos, paulistas ou não, que contribuíram para o engrandecimento do Estado mais rico do Brasil.

Nas próximas eleições de 7 de outubro, o Estado de São Paulo terá 33.040.411 eleitores aptos a votar. Desses, 6.710.119 são de pessoas com 60 anos ou mais.

Entre os eleitores idosos a faixa predominante está entre 60 e 69 anos, com 3.742.340 eleitores. Esse número é maior que o total dos eleitores de 21 a 24 anos.

As mulheres predominam em todas as faixas etárias, a partir dos 18 anos. Somente entre os eleitores de 16 anos e 17 anos elas são em menor número.

Embora em números os votos dos idosos possa realmente decidir a eleição, o que se percebe é que os políticos continuam ignorando esse segmento nas mensagens.

Entre os que o Jornal da 3ª Idade já entrevistou para a série, que começará a ser publicada no dia 10 de setembro, vários não tinham elaborado propostas oficialmente nos seus programas de governo e fizeram as colocações como opinião pessoal.