Ángela Álvarez ganha o Prêmio Grammy Latino 2022 aos 95 anos como artista revelação

A cubana Angela Alvarez, de 95 anos, ganhou o Prêmio Grammy Latino 2022, de artista revelação. Foto: reprodução vídeo de entrega do Grammy 2022
A cubana Angela Alvarez, de 95 anos, ganhou o Prêmio Grammy Latino 2022, de artista revelação. Foto: reprodução vídeo de entrega do Grammy 2022.

 

A cubana Angela Alvarez, de 95 anos, ganhou na noite de ontem, quinta-feira 17 de novembro, o Prêmio Grammy Latino 2022, de artista revelação, num empate com a cantora mexicana Silvana Estrada, de 25 anos. 

Muito emocionada ela contou que só conseguiu gravar seu primeiro álbum com a ajuda de seu neto, produtor musical Carlos José Alvarez, que estava a seu lado na premiação.

Ganhar o Prêmio Grammy Latino, a maior premiação internacional de música latina, que homenageia obras gravadas em espanhol ou português em qualquer lugar do mundo, bem idosa é muito importante para os artistas, em geral, e para quem trabalha contra o preconceito por conta da idade.

Angela Alvarez é autora de mais de 50 músicas, mas somente nos últimos anos começou a ser notada por outros artistas, graças ao trabalho do neto. Sua biografia revela as dificuldades dos imigrantes nos EUA e a luta para sustentar a família.

Ela canta, compõe e toca piano desde os 14 anos. Quando em 1941 revelou ao pai que gostaria de fazer uma carreira como profissional da música foi desestimulada e foi com parte da família para os Estados Unidos, onde trabalhou como faxineira por muitos anos. Casou aos 19 anos e teve quatro filhos. Angela Alvarez nunca abandonou o piano e receber o Grammy Latino, segundo ela, é a realização do seu maior sonho.

A cerimônia do Grammy Latino 2022 aconteceu, no Michelob Ultra Arena, no Mandalay Bay, em Las Vegas, nos EUA, com apresentações de Rosalía, Christina Aguilera, Rauw Alejandro, Carlos Vives, Jorge Drexler e outros famosos. Ao todo, a premiação conta com 53 categorias.

Site oficial do Grammy Latino 2022 com a cobertura completa de todas as 53 categorias