A sueca Dagny Carlsson de 103 anos. Foto: reprodução da BBC Brasil
A sueca Dagny Carlsson foi apresentada a um computador aos 93 anos, começou a apreender aos 99 anos e aos 100 anos lançou um blog. Agora as vésperas de completar 104 anos ela é considerada a blogueira mais velha do mundo, contabilizando mais de 1,4 milhão de visitantes.
Numa boa reportagem da jornalista brasileira Claudia Wallin, radicada em Estocolmo (ela é autora do livro Um país sem excelências e mordomia) produzida para a BBC Brasil, ficamos conhecendo essa senhora lúcida, saudável, ágil nos movimentos, que só precisa de óculos para ler de perto.
“Os idosos não são tão estúpidos como a sociedade pensa. É preciso mudar esse conceito. As pessoas mais velhas são tratadas, em geral, ou como se fossem crianças, ou como se fossem idiotas. Dizem aos idosos, ‘você não entende isso’, ‘meu velhinho’ e coisas assim. Eu digo que os idosos merecem mais respeito”, diz Dagny Carlsson à BBC Brasil, no escritório onde diariamente atualiza seu blog.
“Bojan”, como ela prefere ser chamada, diz que ouve com certa dificuldade, e dá um tapinha no discreto aparelho de audição para deixar claro que é preciso falar mais alto com ela. Mas nada mais parece indicar que ela vive há mais de cem anos.