Expoflora, em Holambra, SP, volta a receber os grupos depois de dois anos

A 39ª Expoflora que espera receber muitos grupos de terceira idade até o dia 25 de setembro. Foto: jornal3idade.com.br

A Expoflora, um dos passeios mais requisitados pelos grupos de terceira idade de São Paulo e do Sul de Minas Gerais, por ser a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, voltou depois de dois anos e ficará aberta até o dia 25 de setembro.

A espera imposta pela pandemia da Covid-19,  aumentou a expectativa em relação à 39ª edição da exposição, que além daquelas tradicionais cultivadas por 450 produtores, traz dessa vez 30 novidades em flores e plantas ornamentais.

É possível conhecer uma rosa inglesa com mais de 200 pétalas, ou na versão desenvolvida como tema da Copa do Mundo, nas cores verde e amarela. Diversas espécies de flores tinturadas ou maquiadas com tecnologia testada e begônias com formatos e cores distintas, que até mudam de cor no escuro, adquirindo tom azulado. Para aumentar o lazer de adultos e crianças, continuam as barracas de doces e salgados com novas e já conhecidas receitas, o costumeiro desfile do final da tarde. Um destaque especial é a chuva de pétalas, às 16 horas.

A Expoflora é uma exposição, queremos mostrar as flores para promover o comércio no Brasil inteiro. Queremos que as pessoas levem mais flores para as suas casas. É uma oportunidade de aprender a como combinar flores em diferentes arranjos e levar isso para o seu evento e a sua casa, falou a assessora da exposição, Vera Longuini,  na apresentação exclusiva aos jornalistas, promovido na última quinta-feira, 1º de setembro.

Atrações da Expoflora 2022

A Exposição de Arranjos Florais retrata a importância da presença da natureza nas celebrações e comemorações.  Para compor a exposição foram utilizados mais de 200 mil hastes de flores de corte e plantas, e mais de 75 mil vasos. Todos os arranjos florais da Expoflora 2022 foram elaborados pela equipe do casal de artistas florais Jean Willen e Jessica Droot.

A 17° mostra de paisagismo e decoração conta com 18 ambientes projetados por renomados paisagistas, arquitetos, decoradores e engenheiros agrônomos. Os espaços criados reverenciam o amor e a relação do homem com a natureza. Os profissionais fizeram usos de plantas que purificam o ar e atraem pássaros.

Diariamente, a partir das 14h30, os grupos de danças típicas de Holambra se apresentam nos cinco palcos da Expoflora 2022. Eles reúnem coreografias de distintas regiões da Holanda, resultado da dedicação e intenso trabalho de Piet Schoenmaker, que faleceu em 2020.

A família de Piet Schoenmaker migrou para o Brasil em 1959, quando ele tinha 15 anos. Foi uma das primeiras a cultivar flores em larga escala em Holambra. Ele afirmava que o grupo de dança que formou em Holambra é o único no mundo a reunir coreografias de distintas regiões da Holanda, devido ao seu intenso trabalho de pesquisa. Em 2022, ano da retomada da Expoflora, todo dia, ao final da chuva de pétalas, sua foto aparece, em sua homenagem.

Visita às instalações da primeira parte do Magic Garden Holambra é uma atração complementar para quem for à Expoflora 2022. (leia)