Foto tirada hoje, sábado, 28 de agosto, no apartamento em que mora na Via dos Idosos.
A presidente do GCMI-Grande Conselho Municipal do Idoso de São Paulo, Neide Duque, que esteve internada, devido a um mal súbito, voltou para casa no último sábado (28/8).
Por telefone, ela disse ao Jornal da 3ª Idade, que pretende voltar a participar das reuniões agendadas, online, após o feriado, mas que a prioridade agora é a sua recuperação.
Segundo a Clínica de Cardiologia e Reabilitação de Campinas, o mal súbito não é uma doença. Trata-se de uma manifestação do corpo para indicar que algo não vai bem. O mal súbito é, em si, um sintoma que pode estar relacionado a diversas causas: desde um quadro de desidratação até doenças mais graves como AVC (Acidente Vascular Cerebral), infarto, arritmias cardíacas e aneurismas. É um sinal de alerta importante para uma atenção maior à saúde.
Íntegra da nota oficial do Hospital
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por intermédio da direção do Hospital Municipal Dr. Benedicto Montenegro, informa que a munícipe N.D.S. foi acolhida e atendida prontamente na respectiva unidade hospitalar em 23 de agosto, no setor de psiquiatria. A mesma foi assistida pelo serviço social do hospital e o Programa Acompanhante de Idosos (PAI), da rede de Atenção Básica da SMS. A paciente e a sua responsável estiveram sempre cientes dos procedimentos clínicos e administrativos adotados. A usuária teve alta hospitalar no dia 24 de agosto e permaneceu em internação social. Nesta sexta-feira (27), passou por avaliação médica e hoje, sábado (28), teve alta da internação social.
Nota do GCMI
Na quinta-feira, 26 de agosto, a diretoria executiva do GCMI divulgou uma Nota, que provocou polêmica pelas redes sociais. Várias pessoas julgaram precipitada a decisão de divulgar a licença da presidente, “por tempo indeterminado”, antes da divulgação do laudo médico do hospital.
Texto da Nota– A Secretaria Executiva do Grande Conselho Municipal do Idoso, vem por meio deste, comunicar que a Presidente Neide Duque Silva, está de licença para tratamento médico por tempo indeterminado . Enquanto aguardamos seu retorno, o Conselho será representado pela Vice-Presidente Maria Aparecida Cruz de Souza. Comunicamos também que durante esse período não haverá alteração no Calendário. Informações que a Neide vem apresentado melhoras em seu estado clínico, façamos votos de um pronto restabelecimento da nossa querida Presidente! Texto da nota do GCMI.
A vice-presidente, Maria Aparecida Cruz de Souza, representante da Zona Norte da Capital, não atendeu a solicitação do Jornal da 3ª Idade, de falar sobre o assunto, após a divulgação da Nota do GCMI.