Metrô de São Paulo. Foto: divulgaçãoMetrô de São Paulo. Foto: divulgação
A partir de hoje, 1º de dezembro de 2020, avisos sonoros nas estações e trens, imagens nos televisores nas plataformas e dentro das composições, além de publicações nas redes sociais, estarão alertando aos usuários do Metrô de São Paulo sobre a necessidade de combater o preconceito contra pessoas idosas.
As ações contra o idadismo, termo técnico que significa uma atitude preconceituosa e discriminatória com base na idade, sobretudo em relação às pessoas mais velhas, fazem parte de uma campanha do Metrô de SP, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, com a USP e outros parceiros que atuam no segmento do envelhecimento.
O objetivo é mostrar que o Metrô, que possibilita o encontro diário de diversas gerações, é contra esse e os demais preconceitos.
Ainda no meio eletrônico, as TVs instaladas dentro dos trens reproduzirão quatro esquetes com dramatizações inspiradas no cinema mudo. O desempenho de atores voluntários da Cia. T3rceiro Ato visa evidenciar e fazer refletir, por meio da comédia, situações diversas e cotidianas de discriminação com base na idade.
A campanha não se limita somente aos passageiros. Internamente, funcionários do Metrô foram apresentados a campanha antes mesmo dela ir ao ar e puderam participar de um evento virtual com autoridades no assunto. A intenção é que metroviários sirvam de referência e que possam conferir reconhecimento e valorização aos mais velhos, buscando distanciar a discriminação, a marginalização e a exclusão social dessas pessoas.
O Metrô ressalta a acessibilidade, o atendimento preferencial com auxílio de funcionários capacitado, entre outras ações, como pontos importantes do programa de relacionamento específico, chamado “Experiente Cidadão”. Nas visitas às dependências da Companhia, empregados do Centro de Controle Operacional formam grupos especiais com idosos. Além de ficar por dentro do funcionamento do sistema, tirar dúvidas e dividir experiências, o idoso recebe diversas orientações de prevenção à queda e de bom uso do metrô.
Campanha atrasada pela pandemia
Essa campanha foi divulgada nas comemorações do aniversário de São Paulo, numa solenidade na Prefeitura, no dia 23 de janeiro (leia matéria), com a presença do Prefeito Bruno Covas e o presidente do Metrô, Silvani Alves Pereira. Prevista para começar em maio, a campanha faz parte do cronograma do Selo Amigo do Idoso, (selo intermediário) programa da Prefeitura. Devido à pandemia ela foi adiada.