
O projeto Bairro Amigo da Pessoa Idosa de Recife, resultado de uma parceria da Gerência da Pessoa Idosa, da Prefeitura de Recife e a Universidade Federal Rural de Pernambuco, que tem o seu Núcleo de Envelhecimento, Velhices e Idosos está divulgando o resultado da pesquisa A Vivência de Pessoas Idosas do Recife em Tempos de Pandemia de Covid-19.
A investigação foi feita entre os meses de agosto de 2020 e fevereiro de 2021, com o objetivo de registrar a situação de pessoas idosas do Recife no período da pandemia COVID-19, sobretudo no que diz respeito às formas de enfrentamento e de manutenção das atividades cotidianas das mesmas.
A amostragem foi feita de forma online, com 219 idosos, na faixa dos 60 a 90 anos, de diferentes bairros da capital pernambucana. Quatro abordagens nortearam a pesquisa: 1) Como as pessoas idosas lidaram com o período de isolamento?; 2) Quais as ações e forças de fortalecimento que as pessoas idosas encontraram para lidar com o período de isolamento?, 3) Quais as maiores dificuldades vivenciadas pelas pessoas idosas no período de isolamento? e 4) Como as pessoas idosas analisam e preveem o período pós-pandemia?
A coordenadora do Núcleo de Envelhecimento, Velhices e Idosos, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Profª Nayana Pinheiro Tavares, explicou ao Jornal da 3ª Idade como se deu o trabalho e os primeiros resultados que ele já trouxe.
